04-06-21

Especialistas abordam importância do diálogo para fortalecimento das Redes de Escolas de Governo

As experiências das redes nacionais e internacionais foram compartilhadas durante o 2º dia da IV Semana da Avaliação em Escolas de Governo, nesta quarta-feira (2/6). O evento virtual foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), junto com o Ministério Público do Estado (MPCE), através da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).


“Avaliação e construção de redes nacionais de escolas de governo” foi o assunto tratado na primeira mesa deste último dia de evento. O debate dos expositores foi mediado pelo coordenador Técnico-Científico da SAEG, Brayam Rodrigues e contou com a participação do coordenador-geral de Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Economia, Eduardo Almas, que destacou a orientação recebida para o setor de atuação, que deve ser “um parceiro estratégico dos órgãos e entidades, deixando de ser apenas órgão que normatiza, passando a construir e orientar as políticas em conjunto”, ressaltou.

A mesa redonda também foi composta pelo diretor de Desenvolvimento Profissional da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Paulo Marques; e pela coordenadora-geral do Instituto Rui Barbosa (IRB), Crislayne Cavalcante, que apresentou os trabalhos do IRB e um breve histórico da Rede das Escolas de Contas.

A segunda e última mesa-redonda desta quarta-feira, tratou sobre “Avaliação e construção de redes internacionais de escolas de governo”. O momento, mediado pelo professor da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais, Alexandre Bossi, teve como expositores o diretor da Escuela Judicial del Reino de España, Jorge Martín, e a vice-diretora de Escola de Governo em Saúde (ENSP/Fiocruz), Rosa Souza.

Saiba mais

Assuntos como as estratégias das escolas de governo, a oferta de capacitação conjunta, além de dúvidas relacionadas às instituições convidadas, foram abordados ao final de cada mesa-redonda nas perguntas dos participantes, que foram direcionadas pelos mediadores aos expositores.

A IV Semana da Avaliação em Escolas de Governo foi encerrada com depoimentos do Brayam Rodrigues e da diretora executiva do Instituto Plácido Castelo (IPC), Hilária Barreto. As palavras da gestora foram de reconhecimento. “Agradecemos a todos os envolvidos para que a quarta SAEG acontecesse de forma brilhante, com instituições renovadas e que deu um caráter especial a essa edição”.

Para Brayam, “a missão da SAEG era pautar a importância das redes de escolas de governo para todos os atores estratégicos, com o intuito de unir os esforços e propor discussões como essas, que teve a participação do três poderes”, destacou.

A iniciativa foi voltada para gestores e profissionais de escolas de governo, oficiais do governo, formuladores de políticas públicas, acadêmicos, agentes públicos e demais interessados. Com o tema “Avaliando e construindo redes para um novo hoje e amanhã”, a IV SAEG teve como objetivo apresentar e discutir os principais resultados das Redes de Escolas de Governo do Brasil.

Acompanhe a transmissão do 1º dia e do 2º dia da IV SAEG.

REDE DE ESCOLAS DE GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Av. João Pessoa, 5609 - Damas, Fortaleza - CE, 60425-685 - (85) 3433-2979

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, 8:30h às 11:30h e 13:30h às 16:30h

.