02-06-21

Transformação e inovação na gestão pública em pauta na IV Semana da Avaliação em Escolas de Governo

“O TCE Ceará se destaca como uma instituição com visão moderna, voltada para o fortalecimento da gestão pública, visando não só a correta aplicação dos recursos públicos, mas a plena execução das políticas públicas que beneficiam a sociedade cearense nos seus 184 municípios”. Foi com essas palavras que a diretora executiva da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), deu início à programação da IV Semana da Avaliação em Escolas de Governo, nesta terça-feira (1º/6). O evento foi transmitido pelo canal do IPC no YouTube.



Na ocasião, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, e o diretor-presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo, foram representados pela Hilária Barreto. A iniciativa é uma realização do TCE Ceará, por meio do IPC, junto com o Ministério Público do Estado do Ceará, através da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).

O presidente do (MPCE), procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, na abertura da IV SAEG, destacou “o entusiasmo pela integração, colaboração entre as escolas de governo, que são unidades estratégicas de formação dos agentes públicos. Além disso, promovem a elaboração e difusão de conhecimentos, que são úteis e relevantes para a sociedade”, ressaltou Manuel Pinheiro que também representou o diretor-geral da ESMP, Plácido Rios.

As mesas-redondas foram compostas por especialistas, que estiveram como mediadores e expositores, para apresentar suas experiências aos participantes. Os painéis foram divididos por subtemas voltados para a institucionalização da rede, cooperação técnica, melhoria e eficiência das organizações participantes decorrentes do trabalho da rede, dentre outros assuntos.

1ª mesa redonda

“Avaliação, cooperação e formação de redes para o desenvolvimento de pessoas no governo” foi o tema da primeira mesa-redonda. O momento foi mediado pelo consultor Sênior do IAGEE (Instituto de Avaliação, Gestão & Educação), Marcos Lima. Para ele, “a avaliação é mecanismo, um instrumento de transformação política, econômica e social”, afirmou.

Os expositores foram o consultor na área de Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas, prof. Diogo Fonseca; a gerente de projetos da República.org, Vanessa Campagnac; a representante da Superintendência Regional de Administração do Ministério da Economia no Ceará, Margarida Souza; e o coordenador Técnico-Científico da SAEG, Brayam Rodrigues, que descreveu um breve histórico do evento

2ª mesa redonda

Com o tema “Avaliação e construção de redes subnacionais de escolas de governo”, a segunda mesa-redonda contou com a mediação da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Luciana Frota. “É uma satisfação para nós [do CEAF] podermos auxiliar na difusão da prática avaliativa como meio indissociável da gestão pública”, reforçou Luciana.

Nessa mesa, o TCE Ceará foi representado pela diretora executiva do IPC, Hilária Barreto, que apresentou o trabalho das escolas de governo, destacando a importância das ações em rede. Também estiveram no momento temático a diretora da Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Ana Perpétua, e a secretária de Administração e Gestão (Sead) do Governo do Estado do Amazonas, Inês Simonetti.

Ao final de cada mesa-redonda, os participantes enviaram perguntas relacionadas aos temas abordados, que foram direcionadas pelos mediadores aos expositores e respondidas prontamente. A IV SAEG continua nesta quarta-feira (2/6), com as mesas redondas “Avaliação e construção de redes nacionais de escolas de governo” e “Avaliação e construção de redes internacionais de escolas de governo”.

Com o tema “Avaliando e construindo redes para um novo hoje e amanhã”, a iniciativa visa apresentar e discutir os principais resultados das Redes de Escolas de Governo do Brasil. O público-alvo da IV SAEG são gestores e profissionais de escolas de governo, oficiais do governo, formuladores de políticas públicas, acadêmicos, agentes públicos e demais interessados.

Clique e assista o 1ª dia da IV SEAG.

REDE DE ESCOLAS DE GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Av. João Pessoa, 5609 - Damas, Fortaleza - CE, 60425-685 - (85) 3433-2979

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, 8:30h às 11:30h e 13:30h às 16:30h

.