23-09-21

Seminário reúne Escolas Corporativas do Estado para debater atuação durante a pandemia

Nesta sexta-feira (3/9), foi realizado o seminário “Desafio das Escolas Corporativas em tempo de crise: experiências vivenciadas, incorporação de novas práticas e perspectivas futuras”, promovido pela Rede de Escolas de Governo do Estado do Ceará e pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC). O encontro ocorreu de forma presencial, na sede do TCE, respeitando todos os protocolos sanitários indicados, e também foi transmitido através do perfil da Escola de Gestão Pública (EGPCE) nas redes sociais.

 

O seminário foi um momento de partilha entre os responsáveis pelas Escolas de Governo, com apresentações de suas experiências e desafios na atuação durante a pandemia de Covid-19. A diretora executiva do IPC, Hilária Barreto, afirmou a importância do evento para os presentes, auxiliando na construção de ações conjuntas e individuais de cada órgão. “O coração ainda é apertado, ainda com o sentimento das pessoas que tiveram as dores maiores de perdas. Mas tudo aqui é justamente para dar continuidade ao que precisamos fazer, dentro de uma estrutura de organização pública, pensando sempre no amanhã, pensando sempre na administração pública de excelência e de qualidade para a nossa sociedade”, declarou.

 

A coordenadora da Rede, Ana Perpétua Corrêa, assinalou em sua apresentação a motivação de partilha e construção conjunta de um balanço geral da atuação dos órgãos. “Se nós unirmos nossas expertises, nós temos um portfólio de oportunidades com interlocuções muito importantes”, relatou.

 

De forma geral, as Escolas Corporativas conseguiram se adaptar bem ao ensino remoto, promovendo capacitações por meio de lives, palestras, cursos, webinários, seminários e MBA. Os temas foram diversos, entre eles: formações sobre problemáticas sociais, utilizações de ferramentas digitas e sobre inteligência emocional.

 

Rede de Estadual de Escolas de Governo do Estado do Ceará é formada por 12 escolas de órgãos públicos, que marcaram presença no evento. São elas: Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (AESP); Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização (EGPR); Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP); Escola de Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE); Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP); Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará (Esdep); Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec); Escola Superior do Ministério Público do Estado (ESMP); Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC); Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos de Fortaleza (Imparh); Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace); Escola de Magistratura Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Núcleo Seccional Ceará  (Esmafe).