13-05-21

Experiências e resultados no setor público são compartilhados na III Semana da Avaliação em Escolas de Governo

Valor público, capacitação, desafios da avaliação. Esses foram alguns dos tópicos discutidos pelos palestrantes da III Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), em edição online nesta quinta-feira (4/6), por meio da plataforma Cisco Webex. O evento está sendo  realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio da Escola de Contas, Instituto Plácido Castelo (IPC). A programação desta manhã foi acompanhada por cerca de 200 pessoas. 



Após saudar os palestrantes e participantes, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, afirmou que a disseminação do conhecimento está entre as modernas e inovadoras ações. “A escolha do Instituto Plácido Castelo para sediar o maior evento sobre avaliação no mundo nos traz a certeza, renova a energia e nos dá a satisfação de estarmos trilhando bem os nossos caminhos”, pontuou.

 

O diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo, conselheiro Alexandre Figueiredo, ressaltou a relevância do evento ao afirmar que a Semana de Avaliação é “a fusão do que é local com o que é global. O mundo passa por adaptações, a fim de propiciar meios digitais para maior alcance e contribuir com o aprendizado”, destacou o conselheiro decano.

 

O papel da avaliação na construção do valor público 

O mediador do 1º painel, com o tema “O papel da avaliação na construção do valor público” foi o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Ceará, Jefferson Pinheiro. Ele afirmou que os órgãos de controle “estão compreendendo a importância de avaliar, é isso impacta, inclusive, na mudança dos perfis de auditoria”. 

 

Os painelistas foram o secretário executivo do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Marcelo Guaranys, e a diretora sênior de avaliação do Banco Mundial, Mauyra West, acompanhada do tradutor Leonardo Aleixo Lemes.

 

Accountability em capacitação no serviço público

“Avaliação e accountability em capacitação no serviço público” foi o assunto do 2º painel, mediado pelo consultor de inovação em Gestão de Pessoas do Ministério da Economia/Instituto República, Brayam Rodrigues. Nesse painel, o TCE Ceará foi representado pela diretora executiva do IPC, Hilária Barreto, que explicou os instrumentos de accountability da Escola de Contas, como os relatórios trimestrais, e os de planejamento, como o plano plurianual, e de avaliação.

Para ela, “o controle social deve ser cada vez mais aplicado a partir da participação popular, o que também contribui com a atuação efetiva das Escolas de Governo”, sinalizou. Hilária dividiu o painel com diretor-geral do Instituto Serzedello Corrêa, Escola de Contas do TCU, Fábio Granja.

Os desafios de avaliar

Encerrando a programação matinal da III Semana de Avaliação em Escolas de Governo, o vice-coordenador do curso de mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC), Alcides Gussi, mediou o 3º painel, e questionou: "Se o mundo muda, em que medida as avaliações das atividades devem se alterar?"

“Os desafios de avaliar em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo)” foi o tema apresentado pelo membro do Comitê Executivo da Red de Seguimiento, Evaluación y Sistematización de América Latina y el Caribe (Relac), Breynner Ricardo de Oliveira, e pelo co-presidente da Evaluation for Sustainable Development Goals, Brook Boyer. 

O evento faz parte da agenda global da “gLOCAL Evaluation Week” – organizada pelo CLEAR (Banco Mundial) em parceria com instituições como o EDA (Suíça) e a Fundação Rockefeller (EUA). Ao longo da programação, os participantes interagem com os palestrantes via chat, com perguntas e análises a partir do conteúdo apresentado. 

Na organização e condução do evento estão o secretário executivo do IPC, Paulo Alcântara, o coordenador-geral do IPC, Juraci Muniz, e a servidora Sandra Valéria.

Mesa redonda

A programação da III Semana da Avaliação em Escolas de Governo continua à tarde com a mesa redonda, formada por quatro expositores, sobre o tema “A construção de painéis de resultados em capacitação no setor público”. 

A SAEG é uma iniciativa para difundir a prática avaliativa como indissociável da gestão pública. Devido a sua relevância para o campo e como estratégia de disseminação em escala, a SAEG integra há três anos o maior evento sobre Avaliação do mundo – que somente no último ano reuniu 177 instituições de 38 países na promoção de diferentes atividades de intercâmbio de conhecimentos e experiências de Avaliação e Monitoramento (A&M), beneficiando cerca de 22 mil pessoas.

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